Por do sol em Penedo

Por do sol em Penedo

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Petrobrás deve dois Uruguais!


INACREDITÁVEL O QUE FIZERAM NA PETROBRÁS!

O Velhote do Penedo tem dificuldades quase intransponíveis com a matemática, cálculos e adjacências. Não raro sou ludibriado nos trocos, nunca sei quanto tenho no bolso.

Mas, impressionado com os números do balanço da Petrobrás, o Velhote armou-se de uma calculadora, exigiu silêncio ao redor e, grave, fez as contas: somadas as perdas relativas à gestão temerária (a expressão é do atual presidente da empresa: deve ser sinônimo de bandalha) e as perdas com a corrupção (apenas em 2014!), a Petrobrás foi tungada em 50, 8 bilhões de reais. Ou seja, e por extensão: 50.800.000.000 de reais (1), o que, convertido ao dólar (a 3 reais), chega-se à bagatela de 16,933 bilhões de dólares! Ou seja, e por extensão: 16.993.000.000 dólares! (Dezesseis bilhões, novecentos e noventa e três milhões de “verdinhas”!)

Trata-se de uma “tungada” superior ao PIB de, pelos menos, uns cem países! Pesquisem!

Afora tudo isso, a dívida da Petrobrás (endividamento líquido) soma 106,2 bilhões de dólares! A Exxon deve 29,1 bilhões; a Shell, 45,5 bilhões; a BP, 52,9 bilhões. Dizer que a Petrobrás deve 106,2 bilhões de dólares equivale a dizer que a Petrobrás deve dois Produtos Internos Brutos do Uruguai. A Petrobrás deve dois Uruguais!

É preciso defender a Petrobrás, mas os seus gestores e os larápios (nem todos estão em cana) são os grandes responsáveis pela onda de descrédito atual da empresa. Salvemos a Petrobrás, o grande patrimônio do povo brasileiro, e coloquemos na cadeia (com penas longas, muito longas) a corja que roubou e administrou porcamente a grande empresa criada pelo grande Presidente Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário