terça-feira, 21 de abril de 2015

Pesquisa mostra a indigência


DESESPERADOR

O Velhote do Penedo não se cansa de dizer: ser brasileiro é desesperador. Não sei se meus amigos viram, souberam ou leram os resultados de uma pesquisa realizada pelo Sistema Fecomércio, Rio de Janeiro, sobre os hábitos de lazer cultural do brasileiro. Se não viram, saibam:

- 83% dos brasileiros disseram não ter o hábito de ler/não gostar de ler;

- Por faixa de instrução, o quadro é mais dramático ainda: 71% dos brasileiros com nível superior informaram não ter o hábito e não gostar de ler;

- O mesmo se verifica quando a amostra se distribui por faixa de renda: quem ganha até R$ 1000,00 o percentual atinge 83%; quem ganha mais de R$ 1000,00, o percentual é praticamente o mesmo 82%.

O Velhote do Penedo vai ficar por aqui, apesar de a pesquisa da Fecomércio ser bem abrangente – e como tal dramático. O que o Velhote gostaria de dizer é o seguinte: entre os 39 ministérios do governo Dilma, pelo menos três estão razoavelmente (perceberam a ironia do advérbio?) ligados às questões tratadas na pesquisa: os ministérios da Educação, da Cultura e da Ciência e Tecnologia.

A pesquisa foi divulgada semana passada. Tomei conhecimento dela pela imprensa, mas o Velhote conseguiu uma cópia, de onde extraiu os dados acima. Pois bem: o que disseram a respeito dessa pesquisa os ministros Renato Janine, Juca e Aldo Rebelo? Nada. Absolutamente nada!

É, meus amigos, ser brasileiro é desolador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário