sábado, 13 de abril de 2013

Folhetim do Velho Professor do Penedo


Os bastidores do poder (1)

Tia” Dilma estava inquieta naquela bonita tarde de quinta-feira, 11 de abril. Ligou para o ministro Mantega, que, àquela hora, lia despreocupadamente, o caderno de esportes da Folha de S. Paulo.

- Guido! – trovejou “tia” Dilma: - A quantas anda hoje o preço do tomate?

Pego de surpresa, Mantega gaguejou:

- Vou receber daqui a pouco o boletim de preços preparado pela minha assessoria?

Irritada, “tia” Dilma gritou:

- Te dou quinze minutos! – e bateu o telefone.

Aturdido, Mantega chamou o seu assessor-chefe: “A presidenta quer saber o preço do tomate! Você sabe?” O assessor coçou a cabeça, mas encontrou uma solução: “Vou pedir à minha mulher que dê um pulinho no supermercado!”

Mais pálido que no habitual, Mantega gemeu: “A presidenta quer saber em quinze munutos!”

O assessor correu, ligou para a mulher, que do outro lado da linha gritou:

- Estou chegando o supermercado! Diga aí para o seu chefe de araque que o tomate está a 14 reais o quilo! Um absurdo!

- Tudo isso?

- E tem mais: a mandioca está a 18 reais o quilo. A abobrinha está a 10 reais! A inflação está desandando, se é que não já desandou!

O assessor transmitiu as informações a Mantega, que pôs as mãos na cabeça:

- A presidenta vai ficar furiosa!

O assessor não disse, mas pensou: “O problema é seu”.

Resignado, Mantega ligou para a presidenta.

- Dilma... humm... já tenho as informações que você me pediu...

- E aí!...

- Tomate segue a sua tendência, o que é um bom sinal, principalmente levando-se em conta a sazonalidade das intempéries climáticas, as obras que estamos realizando nos corredores de escoamento. Estudo da Fundação Getúlio Vargas, que acabo de receber, aponta para o equilíbrio entre a oferta e a demanda, o que significa que os preços dos produtos não mais serão alavancados acima da renda média do brasileiro pelos próximos seis meses. Eu creio que as perspectivas são excelentes. O que você acha,  Dilma?

“Tia” Dilma pensou um  pouco, mas logo respondeu:

- Agora estou mais calma, Guido. Vou ligar para o Delfim. Vou informar que nós já começamos a controlar a inflação.

(Aguardem o 2º capítulo deste emocionante folhetim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário