quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Chimpanzé em preguiça: é possível?


Brasil, ah, Brasil! (2)

 

Jornal do Velhote do Penedo

Quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 – Nº 20

Um jornal a serviço de ideias desabusadas

 

É possível transformar um chimpanzé numa preguiça? Explico melhor: é possível, através de treinamento (estou falando de treinamento, gente!), dotar um chimpanzé de gestos graciosos e calmos como são os de uma preguiça. Sabemos que o chimpanzé é capaz de atitudes violentíssimas, como o de atacar, até a morte, outros animais e se alimentar de filhotes de outros macacos. A preguiça, não. Ela é incapaz de atacar quaisquer outros animais, inclusive os da sua espécie e os seres humanos. Talvez por isso esteja ameaçada de extinção. Mas isto é outra história.

Pensei nisso quando li, hoje, nos jornais artigos de fundo defendendo o treinamento das polícias militares em direitos humanos. É impossível, pois a violência – e a violência com laivos de crueldade – faz parte da própria natureza das PM. Está no seu DNA.

O exército existe para “aniquilar” o inimigo. Certo. Guerra é guerra. A PM foi criada na ditadura militar com o objetivo de “aniquilar” passeatas, manifestações e todos os movimentos contrários ao regime militar. Portanto, ensinar aos meganhas a se comportar inspirados nos direitos humanos – é como ensinar um chimpanzé a ser uma preguiça. É possível?

O Velhote do Penedo, democrata que sofreu na ditadura e que sofre ao ver hoje a violência dos meganhas, defende a extinção pura e simples da PM. É possível. O Velhote acha que sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário