terça-feira, 31 de março de 2015

O Brasil tem jeito?

Senti vergonha


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou por 42 votos contra 17 a maioridade criminal aos 16 anos. Pela diferença de votos, percebe-se que a medida tem grande apelo popular. O Velhote do Penedo é contra a decisão do CCJ, mas se sente impotente diante dela. Mas, confesso: senti vergonha.

Hoje, ao ouvir um velho disco do cantor (de esquerda) Jorge Goulart, a quem entrevistei alguns meses antes de sua morte, emocionei-me com a música “Mês de Maria”, de Ari Barroso, no qual há um verso que exprime o meu estado de espírito:

“Ah, este Brasil está se acabando, meu Deus!/Como se acabando estão os sonhos meus...”

Lembro-me do sonho do Brizola e do Darcy, que era o meu também: o sonho da educação em tempo integral. Segundo se pensava, o CIEPS tinha várias virtudes, uma delas a de tirar as crianças e jovens das ruas, entregando-os aos pais quando estes voltassem do trabalho. Bem, o projeto do CIEPS foi para o espaço e a criançada está aprendendo o que não devem nas ruas, nos becos e socovões urbanos. É triste – mormente num país que adotou o lema “Pátria educadora”.

Em tempo: Lula era contrário aos CIEPS, chegando a dizer que “pobre não precisa de hotel cinco estrelas para estudar”. Darcy Ribeiro retrucou: “O Lula acha que só os riquinhos devem estudar em colégios de boa qualidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário