domingo, 21 de agosto de 2016

Desagravo ao senador Cristovam Buarque


Circula por aí um documento que o Velhote do Penedo assinou – e olha que sou muito seletivo em assinar manifestos ou assemelhados.

Este documento, porém, fiz questão não só de assinar como de divulgá-lo nos espaços que disponho - meu blog e minha página no Facebook. Cristovam é amigo meu - o que não significa que dele eu não divirja em alguns pontos. Cristovam é um sujeito decente, um político raro, pois não está ali para enriquecer, fazer trambiques e se cevar de poder. É um intelectual também honesto, que defende seus pontos de vista sem sectarismos, ideias pré-concebidas e tom professoral. Cristovam gosta de lançar ideias, estimular debates democráticos e propor soluções. Tem sido atacado de forma covarde e injusta por canalhas que amam o breu ideológico, o atraso e a ignorância.

Divulgo o texto do manifesto, pedindo aos meus amigos que o compartilhem. Carentes que somos de políticos honrados e sérios, Cristovam Buarque é um raro político que merece o nosso respeito e admiração.

Em Defesa da Liberdade de Opinião e da Democracia:
Desagravo ao Senador Cristovam Buarque
Nós, abaixo assinados, temos posições diferentes e, mesmo, divergentes em relação ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mas temos, pelo menos, três pontos em comum: somos intransigentes na defesa da democracia; conhecemos ou trabalhamos em algum momento com o senador Cristovam Buarque; e admiramos e respeitamos sua integridade ética e trajetória política – como cidadão, governador e senador.
Não concordamos que o professor titular e emérito da Universidade de Brasília seja moralmente ofendido com expressões e atos de agressividade incompatíveis com o jogo democrático. Consideramos que é indispensável saber conviver com a diversidade de opiniões e o respeito pelas opiniões dos adversários. A democracia não avança com sectarismo, mas sim com respeito e tolerância.
Cristovam Buarque é um político diferenciado por sua dedicação à causa pública, pela luta em favor da educação, pela sua austeridade e moralidade com a coisa pública, formulação e implementação de políticas públicas e, finalmente, pela defesa do diálogo e entendimento com diferentes forças políticas, em prol do Brasil.
Sua posição no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff pode não coincidir com a de alguns de nós, mas merece o respeito de todos. Reconhecemos que é uma posição construída com seriedade, depois de escutar todas as partes e de estudar todos os documentos, prós e contra.
Avaliar se a sua posição é correta ou equivocada é prerrogativa de cada um de nós. Todos, porém, concordamos num ponto: ele merece nosso respeito ao votar com sua consciência, julgando o que considera melhor para o País.
Manifestamos aqui nossa solidariedade e reconhecimento desempenho do senador Cristovam Buarque como parlamentar, educador e cidadão. 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente texto. A democracia não outorga o direito à ofensas caluniosas contra a honra de qualquer cidadão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo excelente texto. A democracia não outorga o direito à ofensas caluniosas contra a honra de qualquer cidadão.

    ResponderExcluir